Perfil

perfil_joycevieira_web

Joyce Vieira sempre foi uma pessoa que respira moda. Inclusive, quando adolescente, adorava personalizar as próprias roupas. Na época, mesmo não sabendo utilizar com habilidade a máquina de costura, enfrentava a dificuldade, conseguindo bordar à mão, cortar roupas, desfiar e lixar.

Quando chegou o momento de decidir qual carreira seguir, a escolha era óbvia, e a tão sonhada moda estaria presente diariamente em sua vida. Logo que entrou na faculdade imaginou que tudo era glamour, que as roupas que utilizaria no dia a dia deveriam ser cópia do que estava nas passarelas, com o passar do tempo entendeu que estudar Moda ia bem além de “estar na Moda”.

Sua carreira profissional começou na AMC Têxtil – grupo de empresas do qual a COLCCI faz parte – como assistente de estilo, onde aprendeu muito com os estilistas, que tinham experiência nacional na área.

Suas demais experiências foram em empresas que trabalham no formato private label – empresas que produzem mercadorias para marcas de terceiros. Lá os desafios e aprendizados foram ainda maiores, primeiro como assistente de estilo e depois como estilista. Executava o processo de atendimento aos clientes, criação das peças, confecção de mostruários, aprovação de peças-piloto até as peças chegarem na produção final. Nessas empresas atendia muitos magazines, como Renner e Pernambucanas, e em marcas como TNG, Siberian, Iódice e Beagle.

Com os anos, veio o casamento, mudança de emprego e o nascimento do seu filho. Foi quando surgiu a oportunidade de administrar uma empresa de confecção. Como responsável por toda a parte administrativa e de produção, participa ativamente dos processos de atendimento ao cliente, confecção das peças, talharia, costura, estamparia, bordado e expedição. Foi onde Joyce percebeu que ser estilista não é somente saber tudo a respeito de moda, mas também do processo produtivo como um todo. “De nada adianta um desenho bonito se ele não puder ser executado.” afirma Joyce.

Aliada ao amor dela pela moda veio a vontade de conversar com pessoas, de entender o que elas pensam, de entender a forma como comportam-se e principalmente por que vestem-se de tal maneira. Por mais que ame o que faz, e principalmente o que aprendeu na confecção, lá ela não executa o desenvolvimento do produto, e então veio a saudade de respirar a moda.

Pensou durante muito tempo como aliar isso tudo e resolveu se especializar em consultoria de imagem para analisar os estilos e tipos físicos das pessoas, e principalmente se elas transmitem aos outros aquilo que desejam através da imagem.

Hoje, Joyce é formada em Moda, Estilismo Industrial pela FURB – Universidade Regional de Blumenau, também em Consultoria de Imagem pelo EnModa – Escola de Negócios da Moda de São Paulo e Especialista em Análise de Coloração Pessoal.