Cuidados antes de usar uma roupa nova!!

Oi genteeee! Todos nós sabemos que para manter as roupas com uma boa aparência são necessários alguns cuidados, que inclusive estão presentes na etiqueta interna da peça (falarei desse assunto em um próximo post aqui).

E antes de usar uma roupa nova, vocês têm o hábito de lavá-la?

13.09-fast-fashion

Fonte Imagem: Sansil

Muitas vezes aquela empolgação pela nova aquisição faz com que a gente tenha vontade de já sair da loja com o novo look, porém é de fundamental importância que as peças sejam lavadas antes da primeira usada, algumas requerem até duas ou mais lavagens para estarem aptas para o uso.

Agora vou viajar um pouquinho dentro da minha outra área de atuação para poder explicar como tudo acontece até a roupa virar roupa e a importância de lavar as peças antes do uso. Para quem não sabe sou estilista também e trabalho com confecção de roupas então acompanho há alguns anos esse processo.

Tudo começa pelas fibras que podem ser:

*Naturais – são todas as que já se apresentam prontas na natureza. Ex: Lã, algodão…

*Sintéticas – não existem na natureza e são feitas pelo homem através de processos químicos. Ex: Poliéster, poliamida…

As fibras são transformadas em fios, os fios transformados em tecidos e aí sim o tecidos transformados em roupas.

Coloquei a imagem abaixo para poderem entender melhor e visualizarem as várias etapas antes de uma peça estar pronta:

confecção

O “problema” todo começa por conta das leis que variam de um país para outro o nível de substâncias químicas aplicadas no processo produtivo, de acordo com o material utilizado e a origem, podendo provocar graves alergias na pele se não forem removidas.

Além disso, sabemos que infelizmente algumas marcas ainda produzem suas peças com trabalho quase escravo, em condições precárias inclusive de higiene nos locais onde são produzidas.

Confesso que nesses anos todos de confecção já me deparei com algumas cenas inusitadas, como animais dormindo sobre as peças nas facções de costura, assim como peças que voltaram para a empresa com uma “pequena” ninhada de ratos no pacote.

Sem contar que antes de comprarmos uma roupa ela pode ter sido provada por diversas pessoas.

Então, não só por uma simples questão de higiene, mas também para proteger nossa saúde é essencial que as peças novas sejam lavadas antes do uso.

Espero que gostem das dicas!

Beijos, beijos, beijos…

 

Compartilhe
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *